A dupla excepcionalidade superdotação e TDA/H: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.43413

Palavras-chave:

Superdotação, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Dupla excepcionalidade.

Resumo

Estudantes com comportamento superdotado podem apresentar traços semelhantes aos característicos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), ocasionando diagnósticos equivocados. No entanto, a coexistência desses fenômenos também é possível. Objetivou-se identificar e caracterizar as produções científicas que abordam a associação entre superdotação e TDAH. Para isso, foram consultadas cinco bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Portal de Periódicos do Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na base de dados Education Resources Information Center. Foram usados os descritores gifted e adhd, hyperactivity e attention deficit hyperactivity disorder em inglês, e também foram adotados “altas habilidades”, “superdotação”, “talento”, “dotação” e “precocidade”, juntamente com o descritor “TDAH”, “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade” e “hiperatividade”. Assim, foram localizadas 33 produções. A categorização e análise dos trabalhos revelou a existência de diferenças no funcionamento de estudantes com comportamento superdotado quando em associação ao TDAH, as quais afetam aspectos educacionais, socioemocionais e requerem intervenção específica. Maiores investigações acerca dessa temática são necessárias para evitar erros diagnósticos.

.

Biografia do Autor

Clarissa Maria Marques Ogeda, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Campus de Marília - linha Educação Especial (2020), Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017) teve suas pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Membro dos Grupos de Pesquisa: "Educação e Saúde de Grupos Especiais" (Unesp/Marília e Famema) e "Diferença, desvio e estigma" (Unesp/Marília). 

Ketilin Mayra Pedro, Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru

Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Diretora e Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade do Sagrado Coração - Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e Tecnologia aplicada à Educação.

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Botucatu (UNIFAC), especializou-se em Psicopedagogia na Universidade do Sagrado Coração (USC), é Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília e Doutora em Educação pela mesma universidade, com Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho - Portugal. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI), na UFMS/CPAN. Atuou como docente na educação básica, tanto em salas regulares quanto em salas de recursos multifuncionais. Desenvolve pesquisas na área da Educação, tendo como foco de interesse: Formação de professores; Educação Especial; Precocidade; Altas habilidades/superdotação. 

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Marques Ogeda, C. M., Pedro, K. M., & Martins, B. A. (2021). A dupla excepcionalidade superdotação e TDA/H: uma revisão da literatura. Revista Teias, 22(64), 55–72. https://doi.org/10.12957/teias.2021.43413

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua