VÍDEOS EDUCATIVOS E O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS: PROFESSORES INDÍGENAS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Palavras-chave:
Educação, mídia, interculturalismo, Indígena.Resumo
Desde o final da década de 1980, diferentes povos indígenas utilizam a tecnologia audiovisual em suas comunidades. Também, neste mesmo período, o modelo escolar civilizatório historicamente imposto começou a ser substituído pelas atuais Escolas Indígenas: organizadas e administradas essencialmente, por professores e comunidades originárias. Esse artigo visa apresentar e analisar uma experiência indígena em particular: a produção de vídeos educativos como apoio didático-pedagógico na educação comunitária. Para isso, conta com as informações recolhidas através de trabalho etnográfico desenvolvido durante o ano de 2004, no Território Indígena Rio das Mortes, da etnia Xavante, localizado no estado do Mato Grosso. São discutidos os diferentes usos que essa comunidade faz do recurso audiovisual, em particular aqueles relacionados ao trabalho dos professores indígenas desta comunidade. A apropriação da tecnologia audiovisual neste contexto contribui para o diálogo intercultural e para o fortalecimento da identidade étnica construída por esta população.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
RUSSO, Kelly. VÍDEOS EDUCATIVOS E O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS: PROFESSORES INDÍGENAS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24009. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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