O ENSINO EXPLÍCITO: UM MEIO PARA TORNAR EFICAZ NOSSO SABER PEDAGÓGICO – ENTREVISTA COM CLERMONT GAUTHIER
Resumo
Clermont Gauthier é Professor Titular do Departamento de Estudos sobre o Ensino e a Aprendizagem na Faculdade de Ciências da Educação na Universidade Laval desde 1989. É titular da Cadeira de Pesquisa do Canadá em estudos para a Formação de Professores da Universidade Laval (Quebec) e membro fundador do Centro de Pesquisa Interuniversitária para a Formação e a Profissão Docente (CRIFPE). Ao longo de sua carreira universitária publicou, como autor ou em colaboração, mais de 40 livros e mais de uma centena de artigos e capítulos de livros sobre os temas pedagogia – suas origens e fundamentos – correntes pedagógicas, práticas pedagógicas eficazes e formação de professores. A entrevista foi realizada em 18 de dezembro de 2012, ocasião em que a entrevistadora realizava seu Doutorado Sanduíche na Universidade Laval de Quebec sob orientação de Clermont Gauthier. As entrevistadoras acrescentaram notas explicativas, com o intuito de facilitar a compreensão de alguns aspectos.Downloads
Publicado
19-12-2014
Como Citar
IVO, Andressa Aita; DENCUFF, Marie Pierre. O ENSINO EXPLÍCITO: UM MEIO PARA TORNAR EFICAZ NOSSO SABER PEDAGÓGICO – ENTREVISTA COM CLERMONT GAUTHIER. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 268–280, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24491. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.