FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁFRICA SUBSAARIANA: O DESAFIO DE UM MESTRADO UNIVERSITÁRIO FRANCÓFONO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25009Palavras-chave:
Mestrado profissional, África subsaariana, Formação continuada de professores a distânciaResumo
A proposta de formação em Ciências da Educação (Sciences de l’Education) da Universidade de Rouen (França) inclui, desde 1996, um Mestrado Profissional em Educação que trabalha com a formação continuada de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aumento da demanda de formação, sobretudo a distância, levou a Universidade de Rouen a desenvolver relevantes parcerias, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para a formação e de reforçar os dispositivos existentes. Desde 2004, uma parceria foi firmada com a Agência Universitária da Francofonia (AUF) junto à qual a proposta do Mestrado tem repercussão bastante favorável, sobretudo no Oeste da África francófona, o que possibilitou a disponibilização de bolsas de estudos e a abertura para um novo público, tratando de novas problemáticas de formação de professores. O objetivo do Mestrado profissional é preparar especialistas polivalentes (professores, educadores) que poderão acompanhar de forma pluridimensional os planejamentos e o desenvolvimento de projetos de educação no campo das políticas territoriais de EJA. Este artigo pretende, a partir da perspectiva da responsável pedagógica, apresentar o Mestrado a distância no contexto da África subsaariana e suas especificidades tanto em relação ao público atendido como também à equipe que o acompanha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.