FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁFRICA SUBSAARIANA: O DESAFIO DE UM MESTRADO UNIVERSITÁRIO FRANCÓFONO A DISTÂNCIA

Autores

  • Stéphanie Gasse University of Rouen (France)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25009

Palavras-chave:

Mestrado profissional, África subsaariana, Formação continuada de professores a distância

Resumo

A proposta de formação em Ciências da Educação (Sciences de l’Education) da Universidade de Rouen (França) inclui, desde 1996, um Mestrado Profissional em Educação que trabalha com a formação continuada de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aumento da demanda de formação, sobretudo a distância, levou a Universidade de Rouen a desenvolver relevantes parcerias, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para a formação e de reforçar os dispositivos existentes. Desde 2004, uma parceria foi firmada com a Agência Universitária da Francofonia (AUF) junto à qual a proposta do Mestrado tem repercussão bastante favorável, sobretudo no Oeste da África francófona, o que possibilitou a disponibilização de bolsas de estudos e a abertura para um novo público, tratando de novas problemáticas de formação de professores. O objetivo do Mestrado profissional é preparar especialistas polivalentes (professores, educadores) que poderão acompanhar de forma pluridimensional os planejamentos e o desenvolvimento de projetos de educação no campo das políticas territoriais de EJA. Este artigo pretende, a partir da perspectiva da responsável pedagógica, apresentar o Mestrado a distância no contexto da África subsaariana e suas especificidades tanto em relação ao público atendido como também à equipe que o acompanha.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25009

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

GASSE, Stéphanie. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁFRICA SUBSAARIANA: O DESAFIO DE UM MESTRADO UNIVERSITÁRIO FRANCÓFONO A DISTÂNCIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. Ed. Esp., p. 141–159, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.25009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/25009. Acesso em: 1 maio. 2025.