CONTAR FILMES E/OU AUDIODESCREVER – REFLETINDO SOBRE O ACESSO A FILMES PARA JOVENS CEGOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24579Palavras-chave:
Filmes, narrativas, jovens cegos, áudiodescriçãoResumo
O artigo traz uma reflexão oriunda de pesquisa realizada com jovens que não vêem. Refletiremos acerca do acesso aos filmes para estes jovens e faremos uma reflexão acerca do narrar filmes e/ou áudio-descreve-los para perceber as diferenças das duas formas de acesso aos filmes e materiais audiovisuais pelos sujeitos nao-videntes. Para tal, traremos algumas falas dos jovens sobre sua experiência com o contar e com a áudio-descriçao e discutiremos a conceituação de áudio-descrição a partir de autores que estudam essa forma de acesso ao conteúdo visual dos filmes. Pensaremos sobre o consumo, a experiência desses jovens e apresentaremos algumas pesquisas e leis acerca da audiodescriçao e suas politicas. Tratar desse tema é sempre um desafio devido a pouca pesquisa na área.Downloads
Publicado
22-02-2016
Como Citar
OLEGÁRIO, Margareth; FERNANDES, Adriana Hoffmann. CONTAR FILMES E/OU AUDIODESCREVER – REFLETINDO SOBRE O ACESSO A FILMES PARA JOVENS CEGOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 51–66, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24579. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24579. Acesso em: 12 jan. 2025.
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Em Pauta
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