CINECLUBE, NARRATIVA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Neste artigo pretendemos apresentar parte da pesquisa realizada no contexto de um cineclube universitário analisando entrevistas com dez frequentadores estudantes de Pedagogia de uma Universidade Federal. A proposta foi investigar as experiências desses jovens do ensino superior com o cinema dentro do espaço de formação acadêmica percebendo como eles estabelecem relações formativas com o cinema no cotidiano e na universidade. Trabalharemos com os conceitos de consumo/cultura do cinema e narrativas e experiência refletir ou discutir para sobre a dimensão “educativa” da pratica cineclubista universitária. Tal estudo pretende trazer como contribuição o papel da linguagem audiovisual na formação cultural desses sujeitos, em sua maioria, futuros professores.Downloads
Publicado
01-04-2015
Como Citar
FERNANDES, Adriana Hoffmann; DALETHESE, Thamyres Ribeiro. CINECLUBE, NARRATIVA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 42, p. 146–162, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24538. Acesso em: 14 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.