“Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas – Avaliação em Larga Escala - Políticas PúblicasResumo
Este artigo é resultado de pesquisa sobre a avaliação em larga escola, especificamente do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. A partir do estudo de caso de uma escola da rede pública, estudamos os sentidos produzidos pelos sujeitos nela envolvidos. Focaremos a discussão nas pressões vividas pelos professores e o exercício dos treinos realizados pelos estudantes, temas desenvolvidos na pesquisa. Tais sentidos vêm compondo uma rede de como as políticas de responsabilização vão se engendrando no cotidiano escolar. Para o desenvolvimento do trabalho foram estudados referenciais na área de avaliação em larga escala, bem como estudos que nos proporcionam refletir sobre metodologias de pesquisa no contexto do cotidiano escolar.Downloads
Publicado
13-12-2015
Como Citar
VARANI, Adriana; BALSAMO, Luciana Maria. “Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 117–134, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24572. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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