O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um contexto fronteiriço.
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Brincar, Fronteira.Resumo
O objetivo desse trabalho é discutir como o brincar é percebido no ambiente escolar na perspectiva de um grupo de pais de alunos e pelos professores de Educação Física que vivem/trabalham numa região de fronteira. A abordagem da pesquisa é qualitativa e teve os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Constatou-se que as crianças comentam com os familiares e reproduzem em casa as brincadeiras realizadas na escola. Na opinião dos pais, a escola não pode perder de vista o ensino desse conteúdo e compreendem ser necessária a criação de novas alternativas de ensino. Os professores afirmam que trabalham com o brincar, adaptando-o a partir da realidade da escola. O brincar possui potencialidade educativa, com suas características específicas, semelhanças e diferenças, especialmente quanto o público são crianças fronteiriças, descendentes de bolivianos que estudam em Corumbá/MS/Brasil.Downloads
Publicado
17-01-2015
Como Citar
LORO, Alexandre Paulo. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um contexto fronteiriço. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 190–203, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24558. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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