A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO
Palavras-chave:
Educação Infantil, brincadeira, Teoria histórico-cultural.Resumo
O objetivo foi conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no emprego da brincadeira. Após as investigações, foram realizadas intervenções teóricas e práticas tomando como base a teoria histórico-cultural. Os resultados apontam a presença da brincadeira na creche, entendida como importante para o desenvolvimento infantil. A investigação apontou a presença da brincadeira espontânea e complexa nas propostas da educadora. As intervenções demonstraram a importância da atuação do professor na ampliação da cultura lúdica das crianças, avanços na qualidade do brincar e diversificação de conteúdos e temas. Segundo a educadora, as intervenções contribuíram para uma mudança em sua concepção, no entanto, ainda apontou indicativos que dificultam suas ações.Downloads
Publicado
13-05-2015
Como Citar
SILVA, José Ricardo; LIMA, José Milton de. A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 177–191, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24520. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.