AS CULTURAS JUVENIS E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: em busca de interlocução
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo as culturas juvenis e a cultura corporal de movimento, voltadas para os jovens-alunos do Ensino Médio. O interesse no tema surgiu a partir da constatação de que são escassos os estudos na área da Educação Física que enfocam os jovens nas escolas. O objetivo central deste estudo é promover uma interlocução entre culturas juvenis, cultura corporal de movimento e a Pedagogia de Paulo Freire, buscando questionar abordagens históricas da Educação Física, pautadas na elitização e na padronização. A própria produção teórica da área, enriquecida com outras abordagens, pode colaborar para a revisão de conteúdos e finalidades e indicar, também, metodologias que favoreçam a participação, a dialogicidade, a formação crítica e a diversidade no contexto escolar.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
LIMA, Marcia Regina Canhoto de; LIMA, José Milton de. AS CULTURAS JUVENIS E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: em busca de interlocução. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 23 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24262. Acesso em: 17 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.