DE MEMORIA ET REMINISCENTIA AO PERTENCIMENTO AOS MEIOS ESCOLARES: A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO
Resumo
A memória e o pertencimento aos meios escolares nos processos de tornar-se aluno são as reflexões apresentadas, no presente texto, com a contribuição da pesquisa etnográfica em Educação. Buscou-se asserções teóricas com definições sobre o conceito de memória e seus usos para a compreensão da história de vida do sujeito social e a relação com o pertencimento na trajetória escolar. Utilizou-se a observação participante, a entrevista etnográfica e a fotoetnografia para acessar as narrativas dos participantes de duas instituições públicas situadas no Rio de Janeiro durante um ano letivo. Observou-se que a memória individual e coletiva, vivenciada pelos alunos nos processos educacionais, modifica, possibilita e acompanha as escolhas que são feitas para além das salas de aula frequentadas.Downloads
Publicado
16-10-2014
Como Citar
CASTRO, Paula Almeida de. DE MEMORIA ET REMINISCENTIA AO PERTENCIMENTO AOS MEIOS ESCOLARES: A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 91–106, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24469. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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