Sentidos da escola: fazeres, deveres e saberes
Resumo
Neste artigo os sentidos da escola estão em foco através dos fazeres, deveres e saberes. As explicações se pautam em um estudo de abordagem etnográfica, crítica e colaborativa, com alunos, professores e gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Os registros e análises dos dados realizaram-se com o auxílio dos instrumentos de fotografias, vídeos, documentos e entrevistas. A descrição dos participantes ofereceu explicações sobre o sentido da escola, envolvendo as interações diárias e ações pedagógicas. Os resultados revelaram que a participação colaborativa em pesquisa se constituiu como um importante componente para a significação da escola, informando tanto sobre os processos de tornar-se aluno, quanto sobre os de ser professor.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
CASTRO, Paula Almeida de; MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. Sentidos da escola: fazeres, deveres e saberes. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 16 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24167. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.