Articulações políticas de um currículo
Resumo
Este estudo trata da dinâmica política que envolveu a produção das atualizações currículo da Rede Municipal do Rio de Janeiro: o Núcleo Curricular Básico MULTIEDUCAÇÃO (NCBM), enfocando os fascículos específicos de “Mídia e Educação” e “Sala de Leitura”, pois estas publicações trouxeram discussões novas em relação ao original e foram produzidas pelo mesmo grupo (GT Mídia). Analisamos tais propostas a partir de uma concepção pós-estrutural do currículo, com base em Laclau (2005), ao se preocupar com o processo social de construção de formações discursivas negociadas continuamente, e em Ball (1992) com suas propostas metodológicas do ciclo contínuo de políticas. As análises permitiram perceber como o NCBM buscou se adequar às novas demandas sociais, mantendo então uma constante atualidade.Downloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
AXER, Bonnie; VELLOSO, Luciana. Articulações políticas de um currículo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 17 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24242. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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