O DISCURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DA CAPOEIRA
Resumo
Neste trabalho procuramos fazer algumas considerações sobre o discurso pedagógico desenvolvido a partir de reflexões sobre a prática da Capoeira e seus praticantes. Para compor este trabalho, a metodologia aplicada foi do tipo qualitativa, com base na revisão de literatura. A partir daí abordamos a varias formas de discursos e o conceito de discurso pedagógico em Orlandi (2006). Analisamos especificamente três discursos que em nossa concepção circulam não só o mundo da capoeiragem, mas também transita facilmente pelo mundo da academia, ou seja, o discurso que “o capoeira não cai, escorrega”, o discurso que a Capoeira é uma pratica dialógica, “um jogo de perguntas e respostas” e o discurso sobre as possibilidades de “ensino da prática da Capoeira”. Palavras-chave: discurso pedagógico, Capoeira, educação.Downloads
Publicado
28-12-2011
Como Citar
NATIVIDADE, Lindinalvo. O DISCURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DA CAPOEIRA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 10 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24218. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.