Culturas juvenis e currículo: valorização dos sujeitos jovens no trabalho escolar
Resumo
Tomando o currículo como território de (re)produção de cultura(s), o trabalho propõe a valorização das culturas juvenis no currículo escolar. Busca-se analisar e discutir a forma pela qual os jovens têm sido tomados como atores sociais e produtores de culturas, e de que modo esse pressuposto dialoga com as questões curriculares. Realizou-se levantamento bibliográfico de artigos da área de educação (base SciELO) publicados nos últimos 10 anos, a partir das palavras-chave: juventude; protagonismo juvenil; sociologia da juventude; cultura juvenil; participação dos jovens/da juventude. A análise indicou alguns temas recorrentes, com base nos quais são traçadas considerações acerca das questões curriculares, visando apontar possibilidades de incorporação das culturas juvenis no currículo.Downloads
Publicado
28-12-2011
Como Citar
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MORUZZI, Andrea Braga. Culturas juvenis e currículo: valorização dos sujeitos jovens no trabalho escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 21 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24212. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.