TEATRO E UNIVERSIDADE EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS: Entre a realidade do ofício e o sonho do estrelato
Resumo
Esta pesquisa, desenvolvida no curso de doutorado em educação da Universidade Federal do Paraná, propõe uma reflexão sobre a formação em teatro no contexto do ensino superior. Foram analisados os memoriais de prática de montagem dos alunos formandos do Bacharelado em Teatro da Universidade Regional de Blumenau (FURB), dos anos de 2007 e 2008. A análise foi realizada na perspectiva dos estudos enunciativos do Círculo de Bakhtin. Para este artigo, interessam os dizeres que aproximam a prática teatral universitária da noção de teatro de grupo. Os dados apontam para tal noção como um território conflituoso, que oscila entre a possibilidade de exercício do ofício teatral em contextos periféricos e trampolim temporal para a migração dos jovens atores para grandes centros de produção cultural.Downloads
Publicado
28-12-2011
Como Citar
GONÇALVES, Jean Carlos. TEATRO E UNIVERSIDADE EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS: Entre a realidade do ofício e o sonho do estrelato. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 14 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24210. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.