APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS PORTUGUESAS

Autores

  • Eugenia da Luz Foster UNIFAP

Resumo

O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA REFLEXÃO A PARTIR DE ALGUNS DADOS DE MINHA PESQUISA DE DOUTORAMENTO, ONDE ESTUDEI O RACISMO E MOVIMENTOS INSTITUINTES NA ESCOLA. COMO PARTE DE UMA BOLSA SANDUICHE CONCEDIDA PELO CNPq PROCUREI REALIZAR EM PORTUGAL UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL, EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM BAIRROS HABITADOS PREDOMINANTEMENTE POR AFRICANOS E DESCENDENTES. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR AS MEMÓRIAS DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS USADAS NA ESCOLA, EM UM ESFORÇO DE APREENSÃO DOS MECANISMOS DE MANUTENÇÃO DO RACISMO NAS SUAS SUTILEZAS, SUBLINHANDO AS DIFERENÇAS E DESVELANDO AS CONEXÕES ENTRE O RACISMO QUE PERSISTE NAS NOSSAS ESCOLAS E ESTA CIVILIZAÇÃO HIERARQUIZADORA E EXCLUDENTE, AINDA BASTANTE HEGEMÔNICA. QUESTÃO RACIAL/INTERCULTURAL; MEMÓRIAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Biografia do Autor

Eugenia da Luz Foster, UNIFAP

Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP, doutora em Educação pela UFF e coordenadora do GEER - Grupo de Estudos sobre Educação e Relações Étnico-Raciais e Interculturais.

Downloads

Publicado

08-08-2010

Como Citar

FOSTER, Eugenia da Luz. APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS PORTUGUESAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 18 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24116. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua