APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS PORTUGUESAS
Resumo
O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA REFLEXÃO A PARTIR DE ALGUNS DADOS DE MINHA PESQUISA DE DOUTORAMENTO, ONDE ESTUDEI O RACISMO E MOVIMENTOS INSTITUINTES NA ESCOLA. COMO PARTE DE UMA BOLSA SANDUICHE CONCEDIDA PELO CNPq PROCUREI REALIZAR EM PORTUGAL UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL, EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM BAIRROS HABITADOS PREDOMINANTEMENTE POR AFRICANOS E DESCENDENTES. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR AS MEMÓRIAS DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS USADAS NA ESCOLA, EM UM ESFORÇO DE APREENSÃO DOS MECANISMOS DE MANUTENÇÃO DO RACISMO NAS SUAS SUTILEZAS, SUBLINHANDO AS DIFERENÇAS E DESVELANDO AS CONEXÕES ENTRE O RACISMO QUE PERSISTE NAS NOSSAS ESCOLAS E ESTA CIVILIZAÇÃO HIERARQUIZADORA E EXCLUDENTE, AINDA BASTANTE HEGEMÔNICA. QUESTÃO RACIAL/INTERCULTURAL; MEMÓRIAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORESDownloads
Publicado
08-08-2010
Como Citar
FOSTER, Eugenia da Luz. APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS PORTUGUESAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 18 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24116. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.