Entrevista com Profa Margarida Pina
Resumo
A presente entrevista coloca em foco as dificuldades e perspectivas que vêm se abrindo na realidade educacional portuguesa, no tocante às relações étnico-raciais e interculturais. O objetivo dela foi apreender, através da ótica de uma professora negra, o racismo que ainda se mantém na escola, nas memórias dos/as professores/as e nas narrações, mas, sobretudo, as práticas mais amorosas e de respeito à diferença que vêm ganhando expressão dentro dela. As experiências relatadas revelam indícios de um movimento de ruptura com certo projeto de educação ainda dominante, embora fragilizado e que perpassa as concepções e as práticas. Além disso, elas expressam a complexidade da problemática racial em Portugal, nos permitindo sublinhar as diferenças e semelhanças com a realidade brasileira.Downloads
Publicado
30-04-2010
Como Citar
FOSTER, Eugenia da Luz. Entrevista com Profa Margarida Pina. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 15 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24109. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.