ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA
Resumo
O tempo como dimensão reguladora das atividades escolares foi investigado através da abordagem etnográfica em duas salas de aula de escolas públicas do Rio de Janeiro. Evidenciaram-se, nas cenas rotineiras desses espaços, estratégias reguladoras do tempo das atividades dos sujeitos. Apresenta-se o tempo dos processos de ensinar e aprender, condicionados a um tempo cronológico (chronos) e a um tempo oportuno (kairós). Entende-se que o tempo difere de um indivíduo para o outro; estabelecer regras de comportamento indiferentemente para todos serviria apenas para manter o controle sobre o espaço sem garantias de qualidade nos processos educacionais. Desse modo, é preciso repensar esse espaço sendo o tempo um instrumento de valorização dos saberes e práticas de/entre alunos e professores.Downloads
Publicado
30-06-2009
Como Citar
DE MATTOS, Carmen Lúcia; DE CASTRO, Paula Almeida. ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 11 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24062. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.