ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES CONVENCIONAIS, MULHERES IDOSAS EM UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO E APOIO ESCOLAR

Autores

  • Mirian Teresa Martins
  • Ana Maria Domingos EEAN/UFRJ

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivos identificar os significados atribuídos por mulheres idosas ao processo educativo e analisar as formas de autogestão alcançadas por essas mulheres após sua inserção em processo educativo fora dos espaços escolares convencionais. O referencial teórico foi ancorado em Freire (2003) e Labonte (2000), entre outros. Foram entrevistadas dez mulheres do Grupo sócio-educativo do Centro de Convivência de um Hospital Universitário, no município do Rio de Janeiro. Realizou-se a análise temática dos depoimentos. O processo educativo emergiu como um meio de empoderamento a essas mulheres, pois possibilitou a (re) construção da autonomia e melhorou a condição cognitiva-afetiva.

Biografia do Autor

Ana Maria Domingos, EEAN/UFRJ

Doutora em enfermagem e Professora Adjunta da EEAN/UFRJ

Publicado

14-01-2009

Como Citar

MARTINS, Mirian Teresa; DOMINGOS, Ana Maria. ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES CONVENCIONAIS, MULHERES IDOSAS EM UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO E APOIO ESCOLAR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 8 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24044. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua