CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ (1969-1998): UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO
Palavras-chave:
ciências, currículo, história das disciplinas escolares.Resumo
Neste artigo analisa-se o currículo de ciências no CAp UFRJ no período de 1969 a 1998, tendo por base, especialmente, os trabalhos de Ivor Goodson em história das disciplinas escolares. Procura-se entender como o contexto institucional contribui para a gênese de uma disciplina escolar, ao reinterpretar os con-textos educacionais e sociais mais amplos. Defende-se que a história do ensino de ciências no CAp UFRJ vem mesclando, de forma não linear, tradições utilitárias, pedagógicas e acadêmicas. Conclui-se, contudo, que o foco nas tradições acadêmicas acentua-se com o passar dos anos.Downloads
Publicado
08-08-2007
Como Citar
LOPES, Alice Casimiro. CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ (1969-1998): UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 17 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23850. Acesso em: 26 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.