Por que descolonizar o Direito da Antidiscriminação?

Uma crítica à racionalidade liberal-colonial do direito à igualdade

Autores

Palavras-chave:

Direito da Antidiscriminação, Descolonialidade, Igualdade, Racionalidade liberal

Resumo

 https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/83410

Esta pesquisa almeja teorizar e avaliar a influência da lógica liberal-colonial sobre o Direito da Antidiscriminação, propondo uma abordagem descolonial para sua análise. Busca-se identificar as consequências dessa influência sobre o mandamento antidiscriminatório, em especial a essencialização das identidades e a priorização do individual em detrimento do coletivo. Utilizando uma abordagem teórico-conceitual, este estudo destaca a necessidade de uma crítica descolonial contínua e aprofundada que refine a aplicação de normas antidiscriminatórias e a proteção de grupos vulnerabilizados para a proteção efetiva dos direitos humanos. Os resultados destacam a importância de uma reflexão sobre as bases colonizadas e colonizantes do Direito da Antidiscriminação para a promoção de uma transformação efetiva e inclusiva. Este trabalho representa um passo inicial para futuras pesquisas politicamente engajadas na descolonização do Direito da Antidiscriminação, como forma de fortalecer a cultura de direitos humanos a partir de uma perspectiva globalmente justa e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derek Assenço Creuz, Universidade Federal do Paraná

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Direito pela Universidade Positivo (UP). Professor do Curso de Graduação em Direito da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Membro do grupo de pesquisa Direito Internacional Crítico (UFRGS/UFRR) e Direitos Humanos e Vulnerabilidades (UniSantos). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6252-0373. E-mail: derek.creuz@ufpr.br.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Assenço Creuz, D. (2024). Por que descolonizar o Direito da Antidiscriminação? : Uma crítica à racionalidade liberal-colonial do direito à igualdade. Revista Direito E Práxis, 16(1), 1–27. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/83410

Edição

Seção

Artigos inéditos