RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74313Mots-clés :
Pesquisa universitária. Experiência heurístico-formacional. Projeto de pesquisa. Construção de saberes.Résumé
Este texto traz a opinião da resenhista sobre a obra de Roberto Sidney Macedo, supramencionada, na qual a pesquisa é por ele entendida como heurística, ato de currículo e (trans)formação universitária, que se realiza de forma singular, vinculada à universidade, sua história e cultura acadêmica. Nessa perspectiva, o o conteúdo desenvolvido pelo autor é descrito, de modo objetivo, pela resenhista, que interpreta e apresenta, com base em argumentos, o seu ponto de vista sobre o mesmo, concluindo pela relevância desse livro para todos aqueles que se interessam por pesquisas não ‘engessadas”, que têm como ponto crucial a experiência heurístico-formacional na construção dos saberes na educação universitária.
Références
MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, 166 p.
NÓVOA, Antônio. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, 2015, IIª série, nº 3.
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