TRILHA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA REALIZADA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NO MUNÍCIPIO DE CANINDÉ, CE

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66745

Schlagworte:

Sequência Fedathi, Ensino Fundamental anos finais, H5P.

Abstract

A pandemia causada pela COVID-19 impulsionou instituições de ensino e professores a transpor as aulas presencias para as aulas online, ocasionando o ensino remoto. Buscando conceitos de Ensino a Distância e utilizando o Moodle Multimeios, a Escola de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra, localizada em Canindé, Ceará, adotou esse Ambiente Virtual de Ensino para promover o acesso dos estudantes às aulas realizadas pelos professores dessa escola. Assim, esse trabalho possui como objetivo ilustrar o uso do Moodle Multimeios fundamentado na proposta metodológica Sequência Fedathi nas aulas de Matemática em turmas de 9°ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho é de cunho qualitativo com a tipificação enquadrada na pesquisa-ação. Para a análise de dados obtidos, adotou-se categorias elencadas como fundamentais para o professor no processo de imersão e aplicação da Sequência Fedathi em sessões didáticas. Desse modo, houve a criação de trilhas didáticas em que o aluno vivencia as etapas da Sequência Fedathi em contato com recursos como H5P, PHET e Quiz no Moodle Multimeios. A aplicação das trilhas didáticas busca propiciar ao aluno a experimentação e construção do conhecimento, ocasionando em autonomia dele e visa o professor como mediador do conhecimento.

Autor/innen-Biografien

Carlos Henrique Delmiro Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Canindé

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2016) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018). Desde 2019 é professor efetivo da rede municipal de Canindé. É pesquisador colaborador do Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Possui experiência acadêmica em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas para o ensino da matemática.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação.  Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021.

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Veröffentlicht

2022-08-13

Zitationsvorschlag

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro; BORGES NETO, Hermínio. TRILHA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA REALIZADA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NO MUNÍCIPIO DE CANINDÉ, CE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 180–201, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66745. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66745. Acesso em: 21 mai. 2024.