Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50751

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Mudança de Postura docente, Formação de Professores.

Resumo

É preciso estar disposto a mudanças, a fim de ressignificar práticas educativas. O artigo investiga, por meio de estudo de caso, como a Sequência Fedathi pode transformar práticas docentes. Para tanto, observa-se os resultados relatados nas impressões da docente e dos alunos envolvidos, diretamente, com a experiência do teatro científico, realizado em uma escola estadual de Fortaleza. Reflete-se ainda sobre o impacto desse processo nas mediações. A pesquisa é qualitativa, utiliza-se também a pesquisa participante e a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. As metodologias de pesquisa e ensino Sequência Fedathi fazem parte do planejamento e da vivência da prática da professora. A mudança de prática do professor não é apenas uma nova técnica utilizada, o teatro, trata-se de uma forma diferente de fazer, com uma metodologia atrelada e com um objetivo consistente. Recomenda-se, ainda, uma proposta continuada de formação docente a fim de reconstruir concepções de ensino e aprendizagem, que aliem técnicas de ensino a uma metodologia transformadora.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Felício, M. S. N. B., Menezes, D. B., & Borges Neto, H. (2021). Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico. Revista Teias, 22(64), 132–150. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50751

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua