Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico

Milinia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto

Resumo


É preciso estar disposto a mudanças, a fim de ressignificar práticas educativas. O artigo investiga, por meio de estudo de caso, como a Sequência Fedathi pode transformar práticas docentes. Para tanto, observa-se os resultados relatados nas impressões da docente e dos alunos envolvidos, diretamente, com a experiência do teatro científico, realizado em uma escola estadual de Fortaleza. Reflete-se ainda sobre o impacto desse processo nas mediações. A pesquisa é qualitativa, utiliza-se também a pesquisa participante e a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. As metodologias de pesquisa e ensino Sequência Fedathi fazem parte do planejamento e da vivência da prática da professora. A mudança de prática do professor não é apenas uma nova técnica utilizada, o teatro, trata-se de uma forma diferente de fazer, com uma metodologia atrelada e com um objetivo consistente. Recomenda-se, ainda, uma proposta continuada de formação docente a fim de reconstruir concepções de ensino e aprendizagem, que aliem técnicas de ensino a uma metodologia transformadora.


Palavras-chave


Sequência Fedathi; Mudança de Postura docente; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50751

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional