Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30912Palavras-chave:
aprendizagem, avaliação digital alternativa, cultura da avaliação, edumetria.Resumo
Com os novos cenários de aprendizagem decorrentes do desenvolvimento tecnológico e em particular da Web 2.0, torna-se necessário repensar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas docentes, designadamente ao nível de estratégias de avaliação alinhadas com paradigmas mais recentes, onde novos conceitos e perspetivas dão lugar a uma nova cultura de avaliação. Esta nova perspetiva, opõe-se à “cultura psicométrica do teste” e tem por base o construtivismo social, encarando o estudante como um participante ativo que partilha a responsabilidade pelo processo de aprendizagem, que se envolve na avaliação que, por sua vez, deve assumir múltiplas e diversificadas formas. Que novos conceitos emergem nesta abordagem? Que modelos podem ancorar esta nova cultura de avaliação? Como desenhar um sistema de avaliação que garanta a qualidade desta nova abordagem? Como podem os novos media digitais contribuir para uma avaliação mais relevante? Partindo do trabalho empírico desenvolvido em pesquisas neste âmbito e do quadro conceptual do modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência) (PEREIRA, OLIVEIRA & TINOCA, 2011; PEREIRA, OLIVEIRA & AMANTE, 2015) assume-se a cultura da avaliação como contraponto à cultura do teste e propõe-se uma abordagem edumétrica na análise da qualidade das novas formas de avaliação. Neste texto argumentamos sobre a importância de desenvolver e aplicar um quadro conceptual, com base no conceito de avaliação digital alternativa, que enquadre as práticas de avaliação e contribua para a sustentabilidade dessas práticas designadamente nos novos contextos de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).