FAZERES CIBERCULTURAIS PATAXÓ NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJẼTXAWÊ ZABELÊ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73233

Palavras-chave:

Cibercultura. Pataxó. Educação Escolar Indígena.

Resumo

O presente texto se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e em diálogos no grupo de pesquisa “Kijetxawê: Currículo, Diferença e Formação de Professores – CNPq/UFSB”. O mesmo tem como objetivos identificar e analisar práticas ciberculturais do/no Colégio Estadual Indígena Kijẽtxawê Zabelê. A pesquisa utiliza a conversa como metodologia de pesquisa, juntamente com a netnografia e etnoprintgrafia. Assim, tivemos como campo empírico o Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, participando de conferências e encontros virtuais para a observação e diálogo com os (as) docentes e discentes indígenas, bem como etnoprintgrafias em canais do Youtube, sites e páginas de redes sociais, registrando as práticas ciberculturais realizadas pelo Colégio e seus/suas membros (as).

Biografia do Autor

Aelsio Pereira de Almeida, IF Baiano

Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB). Especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas (2008). Possui Licenciatura Interdisciplinar em Matemática, Computação e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É membro do Grupo de Pesquisa Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores(as) – CNPq.

Paulo de Tássio Borges da Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação pelo PROPed-UERJ, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional da UFRJ. É professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores(as) – CNPq”.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

ALMEIDA, Aelsio Pereira de; DA SILVA, Paulo de Tássio Borges. FAZERES CIBERCULTURAIS PATAXÓ NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJẼTXAWÊ ZABELÊ. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 77–94, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73233. Acesso em: 5 maio. 2024.

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Artigo Seção Temática

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