PEDAGOGIAS MEMÉTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55838Abstract
Os memes na cultura digital materializam a função pedagógica da comicidade e do humor em nosso tempo. Isso ajuda a explicar como a propagação dos mais variados tipos de memes replicados a partir de temáticas inerentes ao cenário pandêmico provocado pela viralização do Novo Corona vírus em 2020 produziram sentidos e subjetividades. Os memes incorporam a construção discursiva deste cenário, conectando-nos em nossos isolamentos, reforçando questões indenitárias, produzindo pedagogias e situações de aprendizagem. Não, obstante enquanto dispositivos comunicacionais da cultura digital, a capacidade pedagógica dos memes, mesmo que limitada, em sua profundidade, mostra-se inquestionável em termos de eficácia. Sendo assim, por meio de uma pesquisa qualitativa este artigo como objetivo geral analisar a atuação dos memes na comunicação e na formação da opinião publica na internet durante a pandemia de Covid-19.
References
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2013.
BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução: Nathanael C. Caixeiro. Ed. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.
BLACKMORE, S. The meme machine. Oxford: Oxford University Press, 2000.
CHAGAS, V. A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões politicas de um fenômeno do mundo digital. (Org). Salvador: Edufba, 2020.
CONSUMOTECA. In meme we trust. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2019.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2001.
OLIVEIRA, K. E. J. A ciência dos memes e os memes da ciência: educação e divulgação científica na Cultura digital (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Tiradentes: Aracaju, 2020.
SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts, MA: MIT Press, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).