TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O FAZER ESTRATÉGICO DE UMA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47629

Palavras-chave:

Educação Especial. Prática Pedagógica. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

A nascente do conceito de Tecnologia Assistiva adotado no Brasil tem permitido várias interpretações sobre o que se configura, ou não, como pertencente a esta área do conhecimento. Durante pesquisa de mestrado, que visava compreender o fazer estratégico de uma professora da Sala de Recursos Multifuncionais, tendo como base em seus atendimentos o uso da tecnologia assistiva, procuramos compreender, a partir do discurso da professora, quais são as suas concepções acerca do conceito de Tecnologia Assistiva e Atendimento Educacional Especializado. Assim, este artigo, objetiva analisar como as estratégias pedagógicas do professor da sala multifuncional, a partir do uso das tecnologias assistivas, contribui no processo de ensino de alunos na educação inclusiva, no ensino fundamental. Participou da pesquisa uma professora lotada na Sala de Recursos Multifuncionais onde realiza o atendimento educacional especializado. A coleta de dados se deu por meio de aplicação de questionário aberto, e as informações obtidas como respostas foram organizadas e categorizadas para análise. Os resultados demonstram, por meio da pesquisa colaborativa, que são muitas as contribuições que as tecnologias assistivas trazem para a educação inclusiva. Porém verificou-se também, dentre outros, a fragilidade em relação ao conceito e sua utilização no que se refere ao atendimento aos alunos com deficiência. Entende-se que para alguns alunos com deficiência a utilização da tecnologia assistiva tornou-se uma das formas mais adequadas de ter acesso ao conhecimento, no intuito de ampliar suas habilidades e cooperar nos seus estudos, na sua comunicação e na interação com o outro.

Biografia do Autor

Romilda Silva Prazeres, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (2005). Especialização em Pedagogia escolar pela FACINTER e Especialização em educação infantil pela UFRR. Atualmente exerce a função professora do Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual do estado de Roraima. Experiência em docência na área de História em escolas da Rede estadual de ensino com alunos do ensino médio.

Verônica de Oliveira Magalhães, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Estadual de Roraima - UERR, Especialista em Gestão do trabalho pedagógico: Administração, orientação e supervisão escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER e licenciada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação de Roraima - ISE/RR. Atua como professora efetiva da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Roraima desde 1988, onde já desenvolveu também as funções de assessoria técnico-pedagógica e coordenadora pedagógica escolar. Desenvolve atividades de formação continuada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR/SEED/RR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, ensino em séries iniciais, gestão pedagógica.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

PRAZERES, Romilda Silva; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O FAZER ESTRATÉGICO DE UMA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 41–54, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.47629. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47629. Acesso em: 27 fev. 2024.