A cidade da Matola: dinâmicas populacionais e de urbanidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2025.95424Palavras-chave:
Urbanização, Indicadores de urbanidade, Dinâmica populacional, MatolaResumo
O presente artigo procura compreender as dinâmicas da/na cidade da Matola, a partir do processo de urbanização, mostrando como a organização interna foi-se conformando ao longo do tempo. O artigo explora, igualmente, as dinâmicas populacionais por bairro e discute a situação dos indicadores de urbanidade. Para a elaboração da reflexão, recorreu-se à revisão bibliográfica das publicações referentes à cidade da Matola, procurando apreender como se engendrou a ocupação do espaço urbano e, com isso, compreender a organização interna da cidade. Para a análise da dinâmica populacional recorreu-se aos dados dos censos de 1980, 1997, 2007 e 2017. A análise dos indicadores de urbanidade baseia-se nos dados do censo de 2017. Os resultados mostram que a urbanização da cidade, atrelada às dinâmicas da cidade de Maputo, condicionou o tipo de arranjo socioespacial característico das cidades moçambicanas, com implicações ao nível dos indicadores de urbanidade. As diferenças nos indicadores de urbanidade não se ajustam aos arranjos socioespaciais, pois num mesmo bairro há convivência de situações de indicadores de urbanidade com percentuais próximos daqueles considerados característicos da cidade Ocidental e, também, registam-se níveis preocupantes de privações no acesso aos serviços sociais básicos. Os bairros mais distantes da área urbana são os mais carenciados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.

