A cidade da Matola: dinâmicas populacionais e de urbanidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2025.95424

Palavras-chave:

Urbanização, Indicadores de urbanidade, Dinâmica populacional, Matola

Resumo

O presente artigo procura compreender as dinâmicas da/na cidade da Matola, a partir do processo de urbanização, mostrando como a organização interna foi-se conformando ao longo do tempo. O artigo explora, igualmente, as dinâmicas populacionais por bairro e discute a situação dos indicadores de urbanidade. Para a elaboração da reflexão, recorreu-se à revisão bibliográfica das publicações referentes à cidade da Matola, procurando apreender como se engendrou a ocupação do espaço urbano e, com isso, compreender a organização interna da cidade. Para a análise da dinâmica populacional recorreu-se aos dados dos censos de 1980, 1997, 2007 e 2017. A análise dos indicadores de urbanidade baseia-se nos dados do censo de 2017. Os resultados mostram que a urbanização da cidade, atrelada às dinâmicas da cidade de Maputo, condicionou o tipo de arranjo socioespacial característico das cidades moçambicanas, com implicações ao nível dos indicadores de urbanidade. As diferenças nos indicadores de urbanidade não se ajustam aos arranjos socioespaciais, pois num mesmo bairro há convivência de situações de indicadores de urbanidade com percentuais próximos daqueles considerados característicos da cidade Ocidental e, também, registam-se níveis preocupantes de privações no acesso aos serviços sociais básicos. Os bairros mais distantes da área urbana são os mais carenciados.

Biografia do Autor

Elmer Agostinho Carlos de Matos, Universidade Eduardo Mondlane

doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É professor na Universidade Eduardo Mondlane e colaborador no Núcleo de Estudos de Geografia Agrária (NEAG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alice Alfredo Zua Nunes, Universidade Eduardo Mondlane

Professora de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Eduardo Mondlane e especialista na área de Sistemas de Informação Geográfica

Amida Semedo Mussa, Universidade Eduardo Mondlane

Professora de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Mestre em Estudos Ambientais pela Australian National University, Australia e especialista na área de Análise Ambiental. Doutoranda em Filosofia pela Universidade de Lund. 

Downloads

Publicado

2026-01-07

Como Citar

Matos, E. A. C. de, Nunes, A. A. Z., & Mussa, A. S. (2026). A cidade da Matola: dinâmicas populacionais e de urbanidade. Revista De Direito Da Cidade, 17(1), 53–87. https://doi.org/10.12957/rdc.2025.95424

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos