Apropriação de pessoas com deficiência no espaço urbano: estudo em uma cidade do sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2025.90021

Palavras-chave:

Direito à Cidade, Apropriação, Pessoas com Deficiência, Modelo Social da Deficiência, Análise de Narrativa

Resumo

Objetivo: compreender os processos que envolvem e impedem a apropriação das pessoas com deficiência (PcDs) na produção e reprodução do espaço urbano de Lavras, à luz do direito à cidade e ancorada na perspectiva do modelo social da deficiência.

Método: realização de entrevistas semiestruturadas com PcDs (física e visual) e análise de narrativa.

Resultados: os resultados demonstram que a insuficiência de acessibilidade na cidade impede que as PcDs vivam plenamente seu espaço urbano, transformando-o em um local repleto de barreiras e limitações. Isso gera diferentes sentimentos que levam a percepção de não pertencimento ao ambiente urbano. As relações interpessoais desempenham um papel crucial na experiência urbana das PcDs, em que dinâmicas sociais permeadas pelo capacitismo limitam a vivência das possibilidades que o espaço urbano oferece. Essas barreiras levam muitas PcDs a se confinarem em suas residências ou a necessitarem de acompanhantes para sair.

Contribuição: coadunando com o modelo social da deficiência, este estudo demonstra que as principais barreiras não estão nas limitações dessas pessoas, mas em obstáculos físicos, sociais e políticos que restringem seu acesso ao espaço urbano.

Biografia do Autor

Monique Scalco Soares Siqueira, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutoranda na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e professora na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e em Administração pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Concluiu o mestrado em Administração Pública e o doutorado em Administração, ambos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua em pesquisas interdisciplinares com foco em acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva.

Flávia Luciana Naves Mafra, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) Concluiu o mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras em 1997 e graduou-se em Administração (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2026-01-07

Como Citar

Scalco Soares Siqueira, M., & Naves Mafra, F. L. (2026). Apropriação de pessoas com deficiência no espaço urbano: estudo em uma cidade do sul de Minas Gerais. Revista De Direito Da Cidade, 17(1), 349–391. https://doi.org/10.12957/rdc.2025.90021