Determinantes dos Meios de Pagamento em Aquisições no Mercado Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.43493Palabras clave:
Fusões, Aquisições, Meios de PagamentoResumen
O presente artigo tem por objetivo identificar quais os determinantes na escolha do método de pagamento utilizado nas aquisições envolvendo empresas brasileiras, para tanto, foi composta uma amostra de pesquisa com 126 aquisições envolvendo empresas brasileiras, a partir da base de dados Zephyr, da base de dados Orbis e da Capital IQ, no período de 2010 a 2014. A análise dos dados se deu por meio de testes estatísticos univariados e multivariados, foram utilizados dois modelos de regressão: o modelo logit multinomial e o modelo Tobit. Entre os principais resultados estão: (a) quando as empresas envolvidas na aquisição eram de países diferentes aumenta-se a chance do pagamento ser efetuado com caixa; (b) quando a empresa adquirida era uma empresa de capital aberto, aumentava-se a chance do pagamento ser feito com ações (c) empresas maiores apresentam maior probabilidade de pagar uma aquisição com caixa; e (d) empresas adquirentes com maior oportunidade de crescimento, preferem pagamento combinando caixa e ações.Descargas
Publicado
2019-06-22
Cómo citar
Costa, T. de A., & Sarlo Neto, A. (2019). Determinantes dos Meios de Pagamento em Aquisições no Mercado Brasileiro. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(3), 52–67. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.43493
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.