Finanças comportamentais: o significado do dinheiro e a propensão ao endividamento dos discentes de graduação em Ciências Contábeis numa instituição federal

Autores

  • Pedro Miramez Conter Correa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Alice Munz Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Concórdia
  • Angela Rozane Leal de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS https://orcid.org/0000-0002-4172-9928
  • Letícia de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Finanças Comportamentais. Significado de Dinheiro. Endividamento.

Resumo

A pesquisa realizada teve por objetivo relacionar as diferentes percepções do dinheiro e a propensão ao endividamento dos discentes da graduação em ciências contábeis numa instituição federal. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa operacionalizada por meio de uma survey com corte transversal aplicada a 172 alunos de uma instituição federal. O questionário foi aplicado nos meses de março e abril de 2021, com base na Escala do Significado do Dinheiro e de Propensão ao Endividamento. Os dados foram analisados mediante testes estatísticos univariados, bem como o teste de Shapiro-Wilk, testes não-paramétricos e regressão linear múltipla. O significado do dinheiro não se mostrou significativo em relação à propensão ao endividamento. As variáveis demográficas e econômicas relacionadas a gênero, financiamento/empréstimo em atraso e atraso no pagamento do cartão de crédito apresentaram relação com a propensão ao endividamento. O significado do dinheiro concernente a estabilidade e progresso obtiveram as maiores médias enquanto o fator sofrimento obteve a menor média. Em relação ao endividamento, os discentes evidenciaram saber da importância do cuidado com suas finanças, o que reforça a premissa de que quanto maior o nível de conhecimento, menor o nível de endividamento.

Biografia do Autor

Pedro Miramez Conter Correa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Alice Munz Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Concórdia

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Concórdia

Angela Rozane Leal de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Atualmente é professora, com dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Brasil) atuando como docente na Graduação em Ciências Contábeis e na pós-graduação em Agronegócios da UFRGS e no PPGCONT-UFRGS Mestrado Acadêmico em Controladoria e Contabilidade. Tem experiência na área contábil, financeira e de custos, desde 1991, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade e custos. Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014); Mestrado em Ciências Contábeis na UNISINOS (concluído em 2007). Especialização em Controladoria de Gestão pela UFRGS (2003) e em Administração de Recursos Humanos pela FDRH (1993). Graduação em Ciências Contábeis (1990).

Letícia de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas e Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Correa, P. M. C., Fernandes, A. M., Souza, A. R. L. de, & Oliveira, L. de. (2023). Finanças comportamentais: o significado do dinheiro e a propensão ao endividamento dos discentes de graduação em Ciências Contábeis numa instituição federal. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 28(2), 3–23. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/64051

Edição

Seção

Artigos