[2] Uma visão geográfica da escola a partir do estágio supervisionado
socialização, reprodução social ou aprisionamento?
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2023.80562Resumo
O objetivo desse texto é relatar minha experiência vivenciada no estágio supervisionado em Geografia, caracterizando a unidade escolar, rememorando sentidos das aulas que acompanhei e refletindo sobre as suas dificuldades e problemáticas vivenciadas. Como desdobramento dessas reflexões, e tratando também do estágio como momento de pesquisa para a/o licencianda/o, lanço um olhar sobre a escola desde uma perspectiva espacial e, neste sentido, a abordo a partir dos movimentos e interdições ao “corpo discente”, reverberando na mesma em suas dimensões de domínio como lugar de controle. Tal abordagem é realizada a partir de alguns elementos dos estudos de Émile Durkheim, Pierre Bourdieu e Michel Foucault.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lara Lima Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.