[2] Uma visão geográfica da escola a partir do estágio supervisionado

socialização, reprodução social ou aprisionamento?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80562

Resumo

O objetivo desse texto é relatar minha experiência vivenciada no estágio supervisionado em Geografia, caracterizando a unidade escolar, rememorando sentidos das aulas que acompanhei e refletindo sobre as suas dificuldades e problemáticas vivenciadas. Como desdobramento dessas reflexões, e tratando também do estágio como momento de pesquisa para a/o licencianda/o, lanço um olhar sobre a escola desde uma perspectiva espacial e, neste sentido, a abordo a partir dos movimentos e interdições ao “corpo discente”, reverberando na mesma em suas dimensões de domínio como lugar de controle. Tal abordagem é realizada a partir de alguns elementos dos estudos de Émile Durkheim, Pierre Bourdieu e Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Lima Bezerra, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Licencianda em Geografia, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

LIMA BEZERRA, Lara. [2] Uma visão geográfica da escola a partir do estágio supervisionado: socialização, reprodução social ou aprisionamento?. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 49–58, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80562. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80562. Acesso em: 10 maio. 2025.