[2] A cultura dos “corpos dóceis” na escola

reflexão de uma prática que pode resultar na repulsão discente do ambiente escolar.

Συγγραφείς

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80478

Περίληψη

O estágio supervisionado é de suma importância na formação docente e não pode ser visto somente como uma etapa que compõe a graduação e sim como um forte processo dessa construção, tencionando a experimentação do cotidiano de sala de aula e das vivências escolares. No espaço escolar, podemos identificar e praticar efetivamente as teorias acadêmicas apreendidas, além de despertar a reflexão sobre sua própria prática e aprendizado. É o momento de aprofundar e perceber como se dá a relação docente – discente, o funcionamento dessa dinâmica, também o papel da escola, como ela lida com os diversos estudantes que possuem individualidades e enxergam naquela estrutura uma fonte formadora. O referido texto, a partir da observância de um cotidiano escolar, balizado pela obra “Vigiar e Punir” do filósofo francês Michel Foucault, objetiva a reflexão de como os estudantes são constantemente controlados, buscando a obstinada “obediência” de corpos que não são organicamente dóceis.

Λήψεις

Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.

Βιογραφικό Συγγραφέα

Elaine de Freitas Soares Condez, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Licencianda em Geografia, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Δημοσιευμένα

2023-12-06

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

DE FREITAS SOARES CONDEZ, Elaine. [2] A cultura dos “corpos dóceis” na escola: reflexão de uma prática que pode resultar na repulsão discente do ambiente escolar. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 40–48, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80478. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80478. Acesso em: 9 μαΐου. 2025.