A importância do ensino de cultura na formação de professores de línguas

Autores

  • Andressa Brawerman-Albini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maristela Pugsley Werner Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cynthia Martinez Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7897

Palavras-chave:

Ensino, Cultura, Formação de Professores.

Resumo

Diante do atual cenário do mundo globalizado e principalmente no caso do inglês,hoje uma língua internacional, é cada vez mais necessária a introdução de reflexões ediscussões culturais na formação de professores culturalmente conscientes. Contudo, emmuitos aspectos, a cultura é ensinada implicitamente, através das formas linguísticas que osestudantes estão aprendendo. É indispensável que os futuros professores desenvolvam umasensibilidade cultural que oportunize uma consciência positiva em relação ao outro. Éimportante que a sala de aula de língua estrangeira seja também um momento para reflexõessobre diferenças socioculturais e históricas. Muitos estudos, como os de Kramsch (1993,1998) e Byram (1989), têm enfatizado a importância da ligação entre língua e cultura.Entretanto, os futuros professores estão preparados para isso? Eles se sentem seguros emabordar questões culturais? Eles consideram essa abordagem importante? Para investigaressas questões, um questionário com 10 perguntas foi aplicado a alunos de Letras que tiveramcontato com um professor assistente norte-americano no período da sua graduação. O objetivodeste questionário é avaliar a relevância desse contato para os estudantes de Letras, bem comoas ideias que eles possuem a respeito do ensino de cultura na sala de aula de línguaestrangeira. Este estudo é bastante relevante ao analisar uma abordagem de extremaimportância no ensino de língua estrangeira: a cultura da língua-alvo.

Biografia do Autor

Andressa Brawerman-Albini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjunto I do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Maristela Pugsley Werner, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Cynthia Martinez, Indiana University

Cursa doutorado em literaturas hispânicas na Indiana University

Downloads

Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios