A importância do ensino de cultura na formação de professores de línguas

Andressa Brawerman-Albini, Maristela Pugsley Werner, Cynthia Martinez

Resumo


Diante do atual cenário do mundo globalizado e principalmente no caso do inglês,hoje uma língua internacional, é cada vez mais necessária a introdução de reflexões ediscussões culturais na formação de professores culturalmente conscientes. Contudo, emmuitos aspectos, a cultura é ensinada implicitamente, através das formas linguísticas que osestudantes estão aprendendo. É indispensável que os futuros professores desenvolvam umasensibilidade cultural que oportunize uma consciência positiva em relação ao outro. Éimportante que a sala de aula de língua estrangeira seja também um momento para reflexõessobre diferenças socioculturais e históricas. Muitos estudos, como os de Kramsch (1993,1998) e Byram (1989), têm enfatizado a importância da ligação entre língua e cultura.Entretanto, os futuros professores estão preparados para isso? Eles se sentem seguros emabordar questões culturais? Eles consideram essa abordagem importante? Para investigaressas questões, um questionário com 10 perguntas foi aplicado a alunos de Letras que tiveramcontato com um professor assistente norte-americano no período da sua graduação. O objetivodeste questionário é avaliar a relevância desse contato para os estudantes de Letras, bem comoas ideias que eles possuem a respeito do ensino de cultura na sala de aula de línguaestrangeira. Este estudo é bastante relevante ao analisar uma abordagem de extremaimportância no ensino de língua estrangeira: a cultura da língua-alvo.


Palavras-chave


Ensino; Cultura; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7897

Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br