Sobre a Revista

Foco e Escopo

Para atender o escopo do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), a revista possui como foco as áreas do programa: (a) Estudos Linguísticos; (b) Estudos Literários.

Na área de conhecimento Estudos Literários, as edições contemplam teoria e crítica literária; literatura comparada e a literatura produzida dentro e fora do Brasil em suas diferentes manifestações, acolhendo os diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para mediação com outras ciências e em diálogo com literaturas do mundo e outras expressões midiáticas e artísticas, além de trabalhos que envolvam o campo literário e a formação de leitores.

Na área de conhecimento Estudos Linguísticos, as edições reúnem contribuições que compreendem os estudos linguísticos em seu contexto social, a partir dos estudos de descrição dos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem. Também são interesses os estudos da linguagem a partir de perspectivas teóricas e empíricas da estrutura linguística referentes a texto e discurso. 

Dessa forma, esperamos atender a meta do programa:

O PPLIN tem por objetivo formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de docência nas áreas de Literatura e Linguística.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere ao seu mérito científico e a adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos serão encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind peer review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.

Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.

A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

 

Com relação ao material avaliado:

 

Caso o trabalho submetido apresente conteúdo relevante publicado anteriormente – em outros periódicos ou quaisquer outros meios, pelo autor ou por terceiros, sejam afirmações, argumentos, sejam reprodução de trechos –, os avaliadores devem informar diretamente aos editores, a fim de que os colaboradores providenciem a respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem informar aos editores que o artigo fere os princípios éticos da revista. Neste caso, os artigos serão devolvidos a seus autores, com as devidas explicações sobre a recusa da submissão.

As normas de submissão encontram-se no seguinte link:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/about/submissions#onlineSubmissions

Periodicidade

Os itens da revista são publicados coletivamente, em um número fechado.

A publicação é quadrimestral.

Política de Acesso Livre

A SOLETRAS oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos.

This journal  does not charge any fee for  submission, review, publication, distribution or download of articles.


Permuta Eletrônica

Periódico

ISSN

Instituição

Revista Via Litterae

2176-6800

UEG - Universidade Estadual de Goiás

Ética da publicação

A revista Soletras está comprometida em manter os mais altos padrões de ética em publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer irregularidades. Para tanto, mantém-se alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Ao submeterem  trabalhos para serem avaliados pela revista, os autores atestam que os conteúdos dos artigos  são originais, que representam contribuições de seus autores e não consistem em plágio no todo ou em parte, de outras obras, bem como concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista Soletras.

Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser relatados diretamente à Editora-Chefe, que assume o compromisso de fornecer soluções rápidas.

Indexações

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Divulgadores

La Criée

Política antiplágio

Antes de serem submetidos ao Comitê Editorial, revisores externos ou a qualquer momento durante o processo editorial, os artigos submetidos à Revista Soletras serão verificados por software para identificação de plágio e / ou autoplágio.

Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso usem artigos de outros autores, que sejam devidamente citados. Dessa forma, é possível que os autores recebam possíveis perguntas durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referentes aos resultados fornecidos pelo software utilizado.

Se o plágio for realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor.

Detecção de plágio

https://copyspider.com.br/

http://www.plagium.com/

http://www.plagiarismcombat.com/

http://plagiarisma.net/pt/

http://www.duplichecker.com/

http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php

http://www.plagscan.com/plagiarism-check/

http://plagiarismdetector.net/