História de mulheres negras, professoras, ex-cotistas e suas memórias de infância e de adolescência na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63425Palavras-chave:
mulheres negras, professoras, memórias, infâncias, adolescênciasResumo
De uma pesquisa mais abrangente com mulheres negras nos seus processos de formação docente, como cotistas de uma universidade pública estadual, selecionamos dois pontos para analisar: suas histórias de vida e trajetórias escolares na infância e na adolescência. Nossa pretensão é pensar que a constituição dessas mulheres negras professoras antecede a formação inicial. Nesse sentido, queremos explorar a discussão interseccional entre gênero, raça a partir da perspectiva pós-estruturalista que considera que somos sujeitos resultados de discursos. Vamos trabalhar com cinco mulheres negras professoras e ex-cotistas da primeira turma de Pedagogia, a partir da política de cotas, assumindo a entrevista narrativa como procedimento metodológico que aciona memórias e conhecimentos sobre si.Referências
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