CULTURAS TRANS-PARENTES: USOS E COSTUMES DE PRATICANTES DA MÍDIA NAS MARGENS

Autores

  • Alexsandro Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabio Diaz Camarneiro UFES/professor no curso de Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional
  • Ana Paula Figueiredo Louzada UFES/ Professora do Curso de Psicologia e do Programa de pós-graduação em Psicologia Institucional, UFES. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase nas propostas grupalistas e processos educacionais e formativos.
  • Pablo Cardozo Rocon Universidade Federal de Mato Grosso/ Instituto de Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54891

Palavras-chave:

mídia, cultura, produção, gestos, negociação, travestis.

Resumo

Este texto busca pensar as produções culturais do cotidiano como práticas de significação de sujeitos trans-parentes (praticantes de imagens e sons nas margens), em processos de negociação com modos de (in)visibilidade a partir dos discursos da mídia. Interessa-nos as narrativas midiáticas a respeito do (des)aparecimento desses corpos precários e vulneráveis, mas também alianças possíveis (como pensadas por Judith Butler) a partir dos materiais da mídia. Se, como disse Susan Sontag, as imagens provocam, ao mesmo tempo, efeitos de engajamento e distanciamento, nossa aposta metodológica se faz através de uma interpretação dos efeitos dos acontecimentos que impedem a expansão de gestos travestis nas mídias e nossa aposta política se concentra no desejo e na implicação em contar outras histórias sobre esses gestos.

Biografia do Autor

Alexsandro Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor em Psicologia (UFF), Doutor em Educação (UFES). Professor do do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fabio Diaz Camarneiro, UFES/professor no curso de Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes  e mestre em Comunicação Impressa e Audiovisual pela Universidade de São Paulo

Ana Paula Figueiredo Louzada, UFES/ Professora do Curso de Psicologia e do Programa de pós-graduação em Psicologia Institucional, UFES. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase nas propostas grupalistas e processos educacionais e formativos.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Mestre em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2009), Universidade Federal do Espírito Santo. 

Pablo Cardozo Rocon, Universidade Federal de Mato Grosso/ Instituto de Saúde Coletiva

Doutor em Educação (UFES). Professor do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMT

Referências

AMARAL, Marília dos Santos; SILVA, Talita Caetano; CRUZ, Karla de Oliveira; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. “Do travestismo às travestilidades: uma revisão do discurso acadêmico no Brasil entre 2001-2010”. Psicologia & Sociedade, vol. 26, nº 2, 2014, p. 301-311.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma política performativa de assembleia. tradução: Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. tradução: Sergio Lamarão; Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, vol. 1: artes de fazer. tradução: Ephraim Ferreira Neto. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. tradução: Eni Abreu Dobránsky. Campinas: Papirus, 1995.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

RODRIGUES, Alexsandro; CAMARNEIRO, Fabio Diaz; LOUZADA, Ana Paula Figueiredo; ROCON, Pablo Cardozo. CULTURAS TRANS-PARENTES: USOS E COSTUMES DE PRATICANTES DA MÍDIA NAS MARGENS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 254–271, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54891. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54891. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA