CULTURAS TRANS-PARENTES: USOS E COSTUMES DE PRATICANTES DA MÍDIA NAS MARGENS

Alexsandro Rodrigues, Fabio Diaz Camarneiro, Ana Paula Figueiredo Louzada, Pablo Cardozo Rocon

Resumo


Este texto busca pensar as produções culturais do cotidiano como práticas de significação de sujeitos trans-parentes (praticantes de imagens e sons nas margens), em processos de negociação com modos de (in)visibilidade a partir dos discursos da mídia. Interessa-nos as narrativas midiáticas a respeito do (des)aparecimento desses corpos precários e vulneráveis, mas também alianças possíveis (como pensadas por Judith Butler) a partir dos materiais da mídia. Se, como disse Susan Sontag, as imagens provocam, ao mesmo tempo, efeitos de engajamento e distanciamento, nossa aposta metodológica se faz através de uma interpretação dos efeitos dos acontecimentos que impedem a expansão de gestos travestis nas mídias e nossa aposta política se concentra no desejo e na implicação em contar outras histórias sobre esses gestos.


Palavras-chave


mídia, cultura, produção, gestos, negociação, travestis.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Marília dos Santos; SILVA, Talita Caetano; CRUZ, Karla de Oliveira; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. “Do travestismo às travestilidades: uma revisão do discurso acadêmico no Brasil entre 2001-2010”. Psicologia & Sociedade, vol. 26, nº 2, 2014, p. 301-311.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma política performativa de assembleia. tradução: Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. tradução: Sergio Lamarão; Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, vol. 1: artes de fazer. tradução: Ephraim Ferreira Neto. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. tradução: Eni Abreu Dobránsky. Campinas: Papirus, 1995.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: