Subversão e resistência no GT 23 da ANPED a partir de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54561

Palavras-chave:

Educação, Foucault, GT 23

Resumo

Os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 23 da ANPEd – Gênero, Sexualidade e Educação – nos inspiraram a escrever este artigo que toma como foco as potencialidades do arcabouço foucaultiano, especificamente as discussões presentes no livro “História da Sexualidade I: a vontade de saber”, obra mais referendada nos trabalhos em que Foucault aparece. Qual a importância dessa obra para além dela? Quais os efeitos das análises para colocar sob suspeita nossas formas de pensar, de ser e estar no mundo? Foram essas duas questões problemas que organizaram nossas análises, possibilitando-nos dividir o artigo em três pontos de discussão: a fidelidade infiel a Foucault, Foucault como instaurador de discursividade e os conceitos de subversão e resistência na “História da Sexualidade I”.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona/Espanha. Doutor em Educação pela Unicamp. Professor na Faculdade de Educação da UFJF. Professor permanente do PPGE/UFJF

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude (UFMG).

Referências

ALMEIDA, Edwana Nauar de. Corpos escalpelados na escola: entre marcas físicas, sociais e escolares. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.

ALMEIDA, Neil Franco Pereira & MOTA, Maria Veranilda Soares. Docências que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero: a escola como espaço de imposições de poderes e resistências. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.

BALESTRIN, Patrícia Abel. A sexualidade num curso normal – seus tempos e “contra-tempos”. In: 30ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2007.

BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Heteronormatividade ou reconhecimento? professores e professoras diante da homossexualidade. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.

BRANCO, Guilherme Castelo. As resistências ao poder em Michel Foucault. Revista Trans/Form/Ação, vol. 24. n. 1, Marília, 2001.

BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.

CAMPOS, Miriam Piber. Identidades “anormais”: a (des)construção dos corpos “deficientes”. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.

CASTRO, Roney Polato de. Professores(as) sexualidade e educação sexual: produzindo sujeitos nos contextos do programa de educação afetivo-sexual (PEAS). In: 31ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2008.

CASTRO, Roney Polato de. Escritas-narrativas de estudantes problematizando relações de gênero e sexualidades. In: 36ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2013.

CASTRO, Roney Polato de. Formação docente, experiência religiosae sexualidades: problematizações. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.

CÉSAR, Maria Rita de Assis. Quatro intervenções para uma pedagogia queer. In: 31ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2008.

CÉSAR, Maria Rita de Assis. Um nome próprio: transexuais e travestis nas escolas brasileiras. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.

CRUZ, Elizabete Franco. Infâncias, Adolescências e AIDS. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.

FERNANDES, Letícia Prezzi. Família e relações de gênero: um olhar através do direito. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.

FERRARI, Anderson. A “bicha banheirão” e o “homossexual militante”: grupos gays, educação e a construção do sujeito homossexual. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.

FOUCAULT, Michel. Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: GEN, 2014b.

FOUCAULT, Michel. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação”. Revista Pró-Posições, vol. 25, nº 2 (74), p. 15-21 | maio/ago. 2014.

FOUCAULT, Michel. Gerir os ilegalismos. In: FOUCAULT, Michel. Michel Foucault: entrevistas a Roger Pol-Droit. São Paulo: Graal, 2006. p.41-52.

FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

GALLO, Sílvio. Repensar a Educação: Foucault. Revista Educação & Realidade, vol. 29, nº 1, Porto Alegre: UFRGS, 2004.

______. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | P. 15-21 | maio/ago. 2014.

GOETTEMS, Lisiane; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; WISNIEWSKI, Rudião Rafael. As diversidades sexuais na escola: (in)junções discursivas entre a religião e o estado laico. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.

KLEIN, Carin. Juventudes em biopolíticas contemporâneas. In: 39ª. Reunião Anual da ANPEd, Niterói, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Foucault e os estudos queer. In: RAGO, Margareth, VEIGA-NETO, Alfredo. Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MEIRELES, Gabriela Silveira. O que dizem as crianças sobre meninos e meninas?: anunciando o jogo das construções, desconstruções e reconstruções das dicotomias de gênero na educação infantil. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.

MORESCO, Marcielly Cristina. O corpo “fala” politicamente: as performatividades das/nas ocupações secundaristas do Paraná. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.

MOREIRA, Jasmine. Impactos da ‘ideologia de gênero’ na geração de políticas educacionais para a população LGBT. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.

NEVES, Paulo Rogério da Conceição. Violência, traição e gênero: uma briga de meninas em uma escola privada. In: 35ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2012.

NEVES, Regiane Farias. Educação feminina e os devires da sexualidade em Antônia Cudefacho. In: 39ª. Reunião Anual da ANPEd, Niterói, 2019.

PARREIRA, Fátima Lúcia Dezopa; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Discursos de bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência sobre sexualidade. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.

NOGUEIRA, Juslaine de Fátima Abreu. Dispositivo da sexualidade e psiquiatrização da educação: notas farmacobiopolíticas sobre o corpo. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.

PEREIRA, Angélica Silvana. Barbie, Max Steele os heróis que estão em você: consumo e pedagogias de gênero na produção da criança em tempos de (in)tolerância. In: 38ª. Reunião Anual da ANPED, São Luís, 2017.

PORTINARI, Denise. A gentrificação do queer e as intensificações do biopoder. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.

REALI, Noeli Gemelli. Homoparentalidade e escola: que conjugação é essa? In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.

RIBEIRO, Gabriela Chicuta. Gênero, sexualidade e diversidade sexual na educação física escolar. Uma cartografia das práticas discursivas em escolas paranaenses. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.

RIBEIRO, Cláudia Maria & FILHA, Constantina Xavier. Trajetórias teórico-metodológicas em 10 anos de produção do GT 23 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Revista Periódicus, 2ª. edição, Salvador: UFBA, 2014.

RITTI, Rosalinda Carneiro de Oliveira. “Todo dia eu penso: meu Deus, onde foi que eu errei?”: os desafios de ser mãe na periferia. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.

RIZZATO, Liane Kelen. Percepções docentes sobre a homofobia na escola: entre dissonâncias e continuidades. In: 33ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2010.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Pobres meninas “ricas” com a gravidez. In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Os meus filhos e os deles: os filhos da esperança. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.

SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. A escola como empreendimento biopolítico de governo dos corpos e subjetividades transexuais. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.

SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Corpos e subjetividades trans na escola e nos movimentos sociais: a reinvenção das tentativas de captura por meio das normativas oficiais. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.

¬¬ SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Docências trans: entre a decência e a abjeção. In: 38ª. Reunião Anual da ANPED, São Luís, 2017.

SANTOS, Sandro Prado. Cartografias das experiências de pessoas trans com os territórios da Educação em Biologia. In: 39ª. Reunião Anual da ANPED, Niterói, 2019.

SANTOS, Luã Sarcinelli; HADDOCK-LOBO, Rafael. Entre errâncias: Derrida e Deleuze. Revista Humus. Vol. 8. Número 14. 2018.

SEVILLA, Gabriela Garcia. Pedagogias de gênero e sexualidade em artefatos culturais: reflexões sobre uma experimentação. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.

SIERRA, Jamil Cabral. O governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.

SILVA, Mirian Pacheco. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. In: 30ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2007.

SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Sexualidade na escola mediada pela literatura: apropriações docentes. In: 31ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008.

SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Sexualidade e gênero: discursos docentes mediados pelo livro paradidático. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.

SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Corpo e sexualidade no ensino de ciências: experiências de sala de aula. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.

SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Os manuais de conduta e a escrita feminina no início do século xx: o que desvelam as narrativas? In: 31ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008.

SOUZA, Marcos Lopes de. O PIBID como espaço formativo de desarranjos, reinvenções e pluralizações dos gêneros e das sexualidades. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.

TORRES, Marco Antônio. Docência, transexualidades e travestilidades: a emergência rede Trans Educ Brasil. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.

VARGAS, Juliana Ribeiro de & XAVIER, Maria Luisa Merino. A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.

VEIGA NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VEIGA-NETO, Alfredo; RECH, Tatiana Luiza. Esquecer Foucault? Pro-Posições. v. 25, n. 2 (74) | p. 67-82 | maio/ago. 2014.

XAVIER, Constantina Filha. “Qual destas moças é você?” O autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina – décadas de 50 a 70 do século XX. In: 29ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2006.

XAVIER FILHA, Constantina. Catálogo eletrônico de produções bibliográficas sobre educação sexual e de gênero – décadas de 1930 a 1985. In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

FERRARI, Anderson; OLIVEIRA, Danilo Araujo de. Subversão e resistência no GT 23 da ANPED a partir de Michel Foucault. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 815–835, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54561. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54561. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.