Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54555Keywords:
Michel Foucault, Função-Orientador, Escrita de Si, História da EducaçãoAbstract
O artigo concentra o foco em dois principais tensionamentos que parecem um tanto especiais para compreender o exercício da função-orientador nas instituições universitárias. O primeiro diz respeito ao modo como pensamos a forma escolar; o segundo se refere à maneira como vislumbramos os lugares do texto e da escrita na relação acadêmica. Tal percurso investigativo foi estimulado pelo desejo de encontrar itinerâncias entre Michel Foucault e a Educação que, de algum modo, nos desafiem a (re)pensar aquilo que cotidianamente fazemos (ou deixamos de fazer) em nossos exercícios docentes na contemporaneidade.
References
ALVAREZ-URÍA, Fernando; VARELA, Julia. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.
BARROSO, João. Cultura, cultura escolar, cultura de escola. Princípios Gerais da Administração Escolar, v. 1, 2012, p. 181-199.
BOTO, Carlota. A liturgia da escola moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. História da Educação, v. 18, n. 44, 2014 p. 99-127.
DALLABRIDA, Norberto. Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras.. Perspectiva (UFSC), v. 22, 2004, p. 93-110.
DE CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano 1: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DE CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A Invenção da Sala de Aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Escolarização: reformas, currículos, disciplinas e práticas. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, 2009, p. 5-9.
FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: ____. Ditos e escritos VI. Repensar a política, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 289-347.
FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: Ditos e escritos III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 219-242.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 144-162.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 dez. 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Lisboa: Passagens, 1992.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 2001, p. 9-44.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Sobre o preço da pesquisa pedagógica. In: ____. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 55-80.
PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sóciohistórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Educar em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial (1882-1889). Revista HISTEDBR On-line, 2007, p. 65-77.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; SILVA, José Claudio Sooma. Obrigatoriedade Escolar e Educação da Infância no Rio de Janeiro no Século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elisabeth Figueiredo de; SILVA, Vera Lucia Gaspar. (Orgs.). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 243-57.
VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elisabeth Figueiredo de; SILVA, Vera Lucia Gaspar. (Org.). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. O Mestre-Escola e a Professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 95-134.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, jun., 2001, p. 7-48.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License