Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador

André Bocchetti, José Claudio Sooma Silva

Resumo


O artigo concentra o foco em dois principais tensionamentos que parecem um tanto especiais para compreender o exercício da função-orientador nas instituições universitárias. O primeiro diz respeito ao modo como pensamos a forma escolar; o segundo se refere à maneira como vislumbramos os lugares do texto e da escrita na relação acadêmica. Tal percurso investigativo foi estimulado pelo desejo de encontrar itinerâncias entre Michel Foucault e a Educação que, de algum modo, nos desafiem a (re)pensar aquilo que cotidianamente fazemos (ou deixamos de fazer) em nossos exercícios docentes na contemporaneidade.


Palavras-chave


Michel Foucault, Função-Orientador, Escrita de Si, História da Educação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVAREZ-URÍA, Fernando; VARELA, Julia. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.

BARROSO, João. Cultura, cultura escolar, cultura de escola. Princípios Gerais da Administração Escolar, v. 1, 2012, p. 181-199.

BOTO, Carlota. A liturgia da escola moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. História da Educação, v. 18, n. 44, 2014 p. 99-127.

DALLABRIDA, Norberto. Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras.. Perspectiva (UFSC), v. 22, 2004, p. 93-110.

DE CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano 1: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DE CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A Invenção da Sala de Aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Escolarização: reformas, currículos, disciplinas e práticas. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, 2009, p. 5-9.

FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: ____. Ditos e escritos VI. Repensar a política, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 289-347.

FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: Ditos e escritos III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 219-242.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 144-162.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 dez. 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Lisboa: Passagens, 1992.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 2001, p. 9-44.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Sobre o preço da pesquisa pedagógica. In: ____. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 55-80.

PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sóciohistórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Educar em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial (1882-1889). Revista HISTEDBR On-line, 2007, p. 65-77.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; SILVA, José Claudio Sooma. Obrigatoriedade Escolar e Educação da Infância no Rio de Janeiro no Século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elisabeth Figueiredo de; SILVA, Vera Lucia Gaspar. (Orgs.). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 243-57.

VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elisabeth Figueiredo de; SILVA, Vera Lucia Gaspar. (Org.). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. O Mestre-Escola e a Professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 95-134.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, jun., 2001, p. 7-48.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: