ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DILEMAS E PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco -Campus Itatiba
  • Débora Dainez Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.30043

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente Inicial. Estágio Extracurricular. Pedagogia.

Resumo

Na esteira das políticas inclusivas, ações voltadas às formas de organização escolar para assegurar o acolhimento educacional de alunos com deficiência têm sido realizadas. Dentre essas ações, municípios têm contratado estagiários de cursos de licenciaturas para acompanhamento de alunos com deficiência na sala de aula comum. Neste artigo, investigamos, a partir dos dizeres de alunas de um curso de Pedagogia que realizam estágio extracurricular, seus modos de participação na dinâmica da sala de aula em que há alunos com deficiência, atentando-nos às funções que lhes são atribuídas e aos dilemas enfrentados no cotidiano escolar. Examinamos, ainda, suas percepções em relação aos processos de ensino-aprendizagem da criança com deficiência.

Biografia do Autor

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco -Campus Itatiba

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Débora Dainez, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutora em Educação. Docente substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

FREITAS, Ana Paula de; DAINEZ, Débora. ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DILEMAS E PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–100, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30043. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/30043. Acesso em: 19 abr. 2024.