BNCC e as competências socioemocionais: uma análise crítica às propostas de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70252

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, habilidades socioemocionais, formação docente

Resumo

As propostas apresentadas pela BNCC, que retratam a ênfase nas competências e habilidades tomadas sob o enfoque socioemocional, parecem oferecer uma supremacia desse aspecto aos outros componentes do desenvolvimento humano, desfavorecendo uma concepção de desenvolvimento integral. Entretanto, a formação humana que se propõe pautada na unidade cognitivo-afetiva sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, encontra-se como suporte para a discussão do que se vem descortinando no contexto atual da formação continuada de professores, ao evidenciar programas e treinamentos em habilidades socioemocionais descolados dos aspectos cognitivos e, ainda mais, revestidos de um caráter ideológico, ao supor, por meio de um discurso sedutor, uma superação da crise na educação e no processo de aprendizagem.  Neste artigo, objetiva-se apontar e discutir a formação continuada de professores sustentada pelos fundamentos da BNCC – a teoria das competências e das habilidades, a partir do olhar da Psicologia Histórico-Cultural, compartilhando o recorte de um estudo realizado em processo de doutoramento em Educação, que analisa criticamente a visão reducionista dessas competências e sua inter-relação com o processo contínuo de formação docente. Conclui-se que, para favorecer a leitura da realidade pelos professores, é preciso uma formação consistente, que revele e estabeleça as relações dialéticas entre desenvolvimento e aprendizagem, cognição e afetividade, constituindo, dessa forma, um contraponto ao determinismo emocional de ser, fazer e existir ou voltar a existir no corpus do contexto escolar.

 

Biografia do Autor

Soraya Cunha Couto Vital, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Psicologia - Psicologia e Processos Educativos, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Anhanguera Uniderp (2011) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Campo Grande (2003). 

Sonia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. Professora Titular Aposentada da UFMS. Professora colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdu e PPGPsi/UFMS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GEPPE/UFMS.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Vital, S. C. C., & Urt, S. da C. (2022). BNCC e as competências socioemocionais: uma análise crítica às propostas de formação continuada. Revista Teias, 23(71), 256–268. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70252

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares