MÚSICAS INFANTIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: Um Descompasso Social
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24606Palavras-chave:
Educação Infantil. Representação Social. Linguagem MusicalResumo
Reflexão sobre o processo de construção social dos fenômenos contidos em algumas músicas infantis, as quais propagam ideias que determinam lugares e papéis na sociedade. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais articulada com a Teoria Histórico-Cultural, pautada no princípio dos fenômenos humanos como produção do processo histórico da formação social para fazer uma abordagem empírica, com alguns professores que trabalham com música na Educação Infantil. Conclui-se, há não consciência do professor da importância da representação social contida na música mediante o processo de desenvolvimento da criança. Os dados obtidos nas entrevistas revelaram a necessidade de investimento na formação continuada do professor, para desenvolver competências mais complexas e de maior responsabilidade.Downloads
Publicado
27-05-2016
Como Citar
SILVA, Juliana Pereira; URT, Sonia da Cunha. MÚSICAS INFANTIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: Um Descompasso Social. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 45, p. 243–259, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24606. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24606. Acesso em: 26 jan. 2025.
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