História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos

Autores

  • Maria Celi Chaves Vasconcelos
  • Márcia Cabral da Silva
  • Cristina Maria Coimbra Vieira

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.69625

Palavras-chave:

mulheres, resistências femininas, empoderamento, gênero e educação

Resumo

Ao longo da história, as mulheres, resistindo ao discurso e às instituições que as subalternizavam, conseguiram exercer atividades criadoras e promover deslocamentos da posição que as circunscrevia ao casamento, à maternidade e à vida doméstica. Trabalhadoras da indústria têxtil, enfermeiras, professoras, ativistas foram alguns dos postos que ocuparam a partir do acesso à leitura e à educação. Contudo, para elas, muitas foram as lutas travadas no campo social, sobretudo, quando se tratava de mulheres das classes trabalhadoras e de mulheres negras, discriminadas pelo preconceito que sobrepunha classe, raça e gênero. Nesta Seção Temática, cujo foco são histórias de mulheres em diálogo com a educação, reunimos artigos que contribuem para refletir e questionar as relações que se estabeleceram entre as mulheres e a sociedade, em diversos contextos e temporalidades. A partir da ampliação de pesquisas sobre a história de mulheres, dão-se a conhecer protagonistas que se destacaram em diversos campos do conhecimento, muitas, inclusive, pela arte e pela escrita, bem como aquelas que se projetaram na sociedade utilizando a tribuna para reivindicar os direitos civis e de cidadania que lhe tenham sido subtraídos.

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

Chaves Vasconcelos, M. C., Cabral da Silva, M., & Coimbra Vieira, C. M. (2022). História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos. Revista Teias, 23(70), 2–11. https://doi.org/10.12957/teias.2022.69625

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos