O impacto das políticas curriculares na formação docente e a quebra da autonomia do (a) educador(a): uma análise crítica à luz da perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.69362

Palavras-chave:

políticas curriculares, formação docente, autonomia docente

Resumo

Este artigo intenta analisar criticamente, a partir de uma perspectiva freireana, o “ser professor(a)” no contexto atual da formação e do trabalho docente, com o objetivo de compreender de que forma a autonomia docente pode ser influenciada ou até mesmo subvertida pelas políticas curriculares, tomando-se como exemplo a implantação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica – BNCC e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico, de abordagem qualitativa, com base em produções acadêmicas que versam sobre essa temática. Ao pensar em políticas educacionais, observamos que o currículo é peça-chave de fomento e legitimação de mudanças educacionais, cujos discursos e elementos ideológicos atuam na forma de pensar da sociedade. Assim, acreditamos na(s) possibilidade(s) de transgressões, de ousadias, de resistências a partir de recontextualizações e reinterpretações das políticas curriculares, visando ao fortalecimento da atuação do(a) professor(a) da educação básica e ao resgate de sua identidade e autonomia em um cenário cada vez mais desafiador.

Biografia do Autor

Camilla Rubim de Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ / NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará - UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE. Pedagoga da Universidade do Estado do Pará - UEPA

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Dr. em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

Rubim de Assis, C., & Santos, M. A. R. (2022). O impacto das políticas curriculares na formação docente e a quebra da autonomia do (a) educador(a): uma análise crítica à luz da perspectiva freireana. Revista Teias, 23(71), 199–212. https://doi.org/10.12957/teias.2022.69362

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares