Corporeidade e as possíveis intervenções no ato de cuidar: olhares desde o Sul
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.67204Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Cotidiano, Corporeidade, Saúde.Resumo
A presente pesquisa objetivou visibilizar o modo como os(as) estudantes de uma escola pública localizada em Angra dos Reis - RJ, enfrentaram os problemas oriundos da saúde mental, especificamente do cuidado com os(as) adolescentes que apresentavam sinais de ansiedade e depressão. Metodologicamente a pesquisa se aproximou dos Estudos no/dos/com os Cotidianos e utilizou as narrativas – imagéticas e discursivas – produzidas a partir das ações dos Girassóis, visto que, as imagens – pinturas e fotografias – são aqui entendidas como meio de evitar as armadilhas dos textos escritos e suas verdades neutras e objetivas, o que favorece a ampliação e a complexidade do meio social, pois revelam outros saberes – emoções, sentimentos, fatos – que a linguagem científica não consegue expressar.
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