“Com o sangue de quem foram feitos meu olhos?” Conversando com Edson Krenak sobre literaturas e metodologias indígenas

Autores

  • Edson Krenak Universidade de Viena
  • Danielle Bastos Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo Ferreira Peixoto Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61628

Palavras-chave:

metodologias indígenas, literatura indígena, conhecimentos indígenas

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer ecoar a conversa entre Danielle Bastos Lopes e Edson Krenak, disponível no canal do YouTube “Educação Descolonizadora”, realizado em outubro de 2020. Na primeira parte, Bastos Lopes narra aspectos biográficos de Krenak, sua ascendência indígena e a busca pelo nome indígena. A segunda, é a transcrição da conversa realizada entre ambos. Por fim, Leonardo Ferreira Peixoto destaca quatro pontos que mais o mobilizaram na experiência com a leitura da conversa: as (des)aprendizagens dos conhecimentos indígenas e do colonialismo; as metodologias indígenas e suas dimensões epistemológicas, axiológicas e ontológicas; a literatura indígena e a não fragmentação entre religião, ciência e arte; e a ideia defendida por Krenak de que toda literatura indígena é um clássico. Esperamos que este artigo possa ampliar os conhecimentos indígenas a partir das aprendizagens tecidas na interlocução entre os três professores autores.

Biografia do Autor

Edson Krenak, Universidade de Viena

Escritor e professor inígena. Doutorando em Antropologia.

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, culturas, cotidiano escolar, formação de professores indígenas, gênero, sexualidades e pesquisas (auto)biográficas.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Krenak, E., Lopes, D. B., & Peixoto, L. F. (2021). “Com o sangue de quem foram feitos meu olhos?” Conversando com Edson Krenak sobre literaturas e metodologias indígenas. Revista Teias, 22, 11–27. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61628

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular