Práticas pedagógicas inclusivas e processos de apropriação da linguagem escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57860

Palavras-chave:

teoria histórico-cultural, linguagem escrita, educação especial

Resumo

Este artigo aborda a temática das práticas pedagógicas alfabetizadoras e inclusivas e visa investigar o processo de apropriação da linguagem escrita e as possibilidades de desenvolvimento de um aluno com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual matriculado no segundo ano do ensino fundamental da educação básica. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural e as análises das situações de sala de aula permitem argumentar que as práticas alfabetizadoras integram a situação social de desenvolvimento, possibilitando a constituição de novas formações psíquicas. Considera-se que as propostas de ensino da linguagem escrita devem priorizar as crianças e suas vivências, as múltiplas relações que ela estabelece com a linguagem e as situações enunciativas que englobam os aspectos formais e a produção de sentidos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco -Campus Itatiba

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Débora Dainez, Universidde Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutora em Educação, Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba-SP. 

Claudia Adriana Silva de Mello Carvalho, Secretaria de Educação do Município de Itajubá-MG

Doutora em Educação, Especialista em Educação na Secretaria de Educação do Município de Itajubá-MG

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Freitas, A. P. de, Dainez, D., & Carvalho, C. A. S. de M. (2021). Práticas pedagógicas inclusivas e processos de apropriação da linguagem escrita. Revista Teias, 22(66), 152–165. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57860

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva